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Concurso

Banco do Brasil tem seis mil vagas para novos talentos


Inscrições para integrar o time de um dos melhores empregadores do mundo ficam abertas até 24 de fevereiro. 50% das vagas são para TI

O Banco do Brasil, uma das instituições financeiras mais relevantes do país e, reconhecidamente, um dos melhores empregadores do mundo, chega nas duas últimas semanas de inscrições para seleção de novos talentos.

Até 24 de fevereiro, é possível se inscrever no concurso, conforme divulgado em edital. São 4 mil vagas e mais 2 mil para cadastro de reserva, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Metade das oportunidades, para agentes de tecnologia, devem-se à robusta estratégia de aceleração digital do BB para manter-se atualizado, inovador e competitivo em um mercado com fintechs, neobanks e empresas de diversos setores atuando com produtos e serviços financeiros.

Focam, portanto, em profissionais com competências digitais desenvolvidas e conhecimentos em tecnologia da informação – TI, para trabalhar na área de tecnologia do BB, em Brasília ou São Paulo.

As demais são para atuação como agente comercial em unidades de negócios e plataformas de suporte operacional em todo o país.

Para ambas, exige-se ensino médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação, não sendo necessário comprovar qualquer tipo de experiência profissional.

O valor de trabalhar no BB

Integrar o time de funcionários do Banco do Brasil representa ganhos além dos financeiros. A empresa acaba de ser reconhecida, pela décima vez consecutiva, com a certificação Top Employers Brazil, concedida pela consultoria Top Employers Institute.

O instituto analisa rigorosamente aspectos de excelência em pontos como ambiente de trabalho, aprendizagem, bem-estar, estratégia de pessoas, diversidade e inclusão, valores, ética e integridade.

Dentre os destaques da atuação do BB em gestão de pessoas na edição 2023 do prêmio, estão programas de desenvolvimento com foco em liderança, mentoria, carreira e ascensão profissional; iniciativas de formação, atualização e integração dos educadores corporativos; processos de gestão da ética e ouvidoria interna; e movimentos para aceleração do desenvolvimento de competências digitais.

O protagonismo do BB, única empresa brasileira certificada em todas as edições do prêmio, destaca-o como empregador que investe no desenvolvimento de talentos em todos os níveis da organização e que se esforça para aprimorar continuamente suas políticas e práticas de gestão de pessoas.

Tarciana Medeiros, presidenta do Banco do Brasil e funcionária de carreira há 22 anos, ressalta que são as pessoas que fazem a diferença em qualquer instituição, cada uma trazendo o seu conhecimento, a sua história de vida, a sua referência e fonte de inspiração.

"Falar de Banco do Brasil é falar de pessoas. Foram elas que trouxeram o BB até aqui e são elas que o levarão nos próximos anos a patamares ainda mais relevantes.

A força do Banco do Brasil sempre esteve na diversidade dos nossos funcionários. Nosso banco é diverso, em um país diverso", ressalta.

Cuidado com as pessoas, com os negócios e com o planeta

A oportunidade de ser funcionário do BB é também a de fazer história com o banco mais sustentável do mundo.

Agora em janeiro, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o Banco do Brasil foi reconhecido como o mais sustentável do planeta pelo Global 100, ranking de sustentabilidade corporativa da Corporate Knights, que classifica anualmente as empresas pelo desempenho em sustentabilidade, nas dimensões econômica, governança, ambiental e social.

Além da posição de liderança entre os bancos, que mantém desde 2021, o BB também é a única empresa brasileira premiada, figurando na 15ª posição no ranking geral. Fatores como o resultado financeiro, o volume da carteira de crédito sustentável, a compensação de emissões de carbono, o uso de energia limpa, as práticas de governança e a diversidade do corpo funcional contribuíram para que o BB se mantivesse no ranking, em destaque.

Para Tarciana, estar novamente em evidência no Global 100 é um reconhecimento de mais um protagonismo do BB e da sua histórica atuação cuidadosa com os princípios ASG.

"O reconhecimento é motivador e nos desafia a avançar em ações que mantenham o BB atualizado, inovador e relevante. Vamos valorizar ainda mais a diversidade do nosso quadro de funcionários para enriquecer o debate de ideias, a proposição de soluções e a tomada de decisões que gerem impactos econômicos, sociais e ambientais positivos", declara.

Outro reconhecimento pela atuação do BB em sustentabilidade é o Selo Terra Carta 2022, que condecora empresas globais que impulsionam a inovação e empenham-se na criação de mercados genuinamente sustentáveis.

O Banco do Brasil é uma das 19 empresas no mundo e a única da América Latina a ser premiada neste ano, um destaque para o compromisso do BB de contribuir com a transição para uma economia verde e inclusiva e para a neutralidade de carbono, até 2050.

O Banco também está listado no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2022/2023 da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, que identifica as empresas mais sustentáveis por meio de análise de performance nas dimensões capital humano, capital social, governança corporativa e alta gestão, modelo de negócios e inovação, meio ambiente.

O BB é uma das poucas empresas sempre listadas no ISE, desde o surgimento do índice, em 2005, além de ser referência em diversos outros índices de sustentabilidade do mercado financeiro, como o DJSI (Dow Jones Sustainability Index), da Bolsa de Nova Iorque e o FTSE4Good Index Series, da Bolsa de Londres.

Sustentabilidade na prática

O BB tem uma longa trajetória no tema. Já em 1985, instituiu a Fundação Banco do Brasil – FBB para reforçar sua contribuição com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento do país. Em 2005, lançou seu Plano de Sustentabilidade, hoje chamado Agenda 30 BB, que contribui para integrar os aspectos ASG aos negócios e às práticas administrativas da empresa.

Além da Agenda 30 BB, o Banco direciona sua atuação em sustentabilidade por meio de dez compromissos para um futuro sustentável, relacionados, dentre outras coisas, ao fomento à energia renovável, incentivo à agricultura sustentável, apoio ao empreendedorismo, aumento do cuidado ambiental, valorização da diversidade, ampliação da maturidade digital e contribuição à sociedade com a FBB.

O BB na cultura e nos esportes Há mais de 30 anos, o Banco do Brasil patrocina a cultura e o esporte no país. Ser funcionário do BB é também se orgulhar por contribuir para o fomento desses setores.

O Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB é o ícone do investimento da Empresa em cultura. Com unidades em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, é um dos principais centros culturais no cenário brasileiro e internacional.

Nele, o público tem acesso a manifestações artístico-culturais que buscam refletir e instigar novos olhares sobre o mundo por meio de eventos nas diversas áreas e linguagens, como exposições, música, peças de teatro, programa educativo e mostras de cinema, com programações completas, plurais e acessíveis à sociedade.

No esporte, o BB apoia atletas, equipes e projetos sociais. Vôlei de quadra e de praia, e-sports, surf, Circuito Banco do Brasil de Corrida, além de diversos projetos sociais, são exemplos de apoio do BB, considerado um dos maiores cases de sucesso de patrocínios esportivos no Brasil.

O Banco do Brasil acredita que o esporte é uma importante plataforma de integração social, que contribui na melhoria da saúde e bem-estar de cada indivíduo e que, dia a dia, muda o futuro de milhares de brasileiros.

Mais sobre a seleção externa do BB

Inscrições, data das provas e validade do concurso

As inscrições, no valor de R$ 50,00, estão abertas até 24/02/2023, na página da Fundação Cesgranrio (https://www.cesgranrio.org.br). As provas estão previstas para 23/04/2023.

A seleção externa terá validade de um ano, a contar da data de publicação do Edital de Homologação dos resultados, podendo ser prorrogada, uma única vez, por igual período.

Remuneração e vantagens

A remuneração inicial é de R$ 3.622,23 para jornada de 30 horas semanais, tanto para agentes comerciais quanto de tecnologia.

O BB também concede auxílio de R$ 1.014,42, a título de alimentação/refeição, mais uma cesta alimentação de R$ 799,38, ambas pagas mensalmente, conforme Acordo Coletivo de Trabalho – ACT.

Para os agentes de tecnologia, os três primeiros meses são dedicados ao aprimoramento dos conhecimentos necessários à função.

Após aprovação no Contrato de Experiência, o novo funcionário estará apto a avançar para a próxima função de TI e participar de um programa específico de trainee, compatível com as melhores práticas de mercado, com salário de R$ 6.075,55 por 30h semanais.

Após 90 dias de desenvolvimento, torna-se apto para o cargo de Assessor III de TI, com salário de R$ 7.254,40 pela mesma carga horária semanal. Outra vantagem é a possibilidade de trabalho remoto híbrido.

Há possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência complementar; acesso a plano de saúde, plano odontológico básico e a programas de educação e capacitação.

Essas vantagens podem ser concedidas enquanto o funcionário estiver em pleno exercício de suas atividades no Banco, de acordo com os termos da legislação e regulamentações pertinentes, bem como conforme o acordo sindical vigente.

O Banco também oferece bolsas de idiomas, incentivos para graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado e programas de mentoria.

Os funcionários possuem, ainda, acesso à Universidade Corporativa Banco do Brasil – UniBB, que contém cerca de 2 mil cursos autoinstrucionais em diversas áreas de conhecimento, de interesse do Banco e dos funcionários, além de promover vários eventos presenciais de capacitação e desenvolvimento.

Só em 2022, a UniBB promoveu 3,5 milhões de ações de capacitação. Todos os funcionários contam também com centenas de cursos da Alura, que compõem o maior ecossistema de ensino em tecnologia do Brasil, o que permite a cada profissional impulsionar o seu desenvolvimento digital e competências em inovação.

No âmbito de qualidade de vida, o Banco mantém programas de saúde e bem-estar direcionados a todo o quadro funcional, com incentivo para atividades nos próprios ambientes de trabalho, a exemplo de ginástica laboral e massagem expressa, e convênios com as plataformas Gympass – de atividade física – e Vittude – de psicologia e saúde mental.

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no Edital, disponível para consulta no site www.bb.com.br/concurso, no Diário Oficial da União e no site www.cesgranrio.org.br.

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