Quase todas as cidades do nordeste de Goiás e do sudeste do Tocantins tiveram suas populações diminuídas no novo censo do IBGE publicado nesta quarta feira (28).
A população da cidade de Monte Alegre de Goiás (GO), por exemplo, caiu para 6.692 pessoas, o que representa uma queda de -13,43% em comparação com o Censo de 2010.
Já a cidade Arraias (TO) reduziu sua população para 10.287, o que representa uma queda de -3,36%. Taguatinga (TO) caiu para 14.011 pessoas, com redução de -6,91% em comparação com o Censo de 2010.
A população da cidade de Divinópolis de Goiás (GO) foi para 4.457 pessoas, com queda de -9,21% e a população da cidade de Dianópolis (TO) caiu para 17.739 pessoas, o que representa -7,18%.
Prefeitos reclamam
Diversos prefeitos estão reclamando de uma falsa queda do número de habitantes em suas cidades. Afirmam que o IBGE se equivocou e usou estratégias erradas para a medição da população, que apresentou com um resultado muito diferente levando-se em conta outros dados do Governo como do SUS.
Eles reclamam também da falta de qualificação dos recenseadores e da falta de verba para a realização da contagem.
A promessa, em Goiás, por exemplo, é que a Associação Goiana dos Municípios (AGM) entre com uma ação civil pública para contestar os dados divulgados.
A previsão do IBGE, antes do censo, era que a população do Brasil chegasse a 213 milhões de brasileiros. Mas na contagem final estão faltando cerca de 10 milhões de pessoas.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fonte: Dinomar Miranda