O Boticario

Estudante de Campos Belos é selecionada pelo MEC para representar o IF Goiano no Parlamento Jovem do Mercosul

O Brasil contará com dez estudantes, sendo dois de Goiás. O evento ocorrerá em Buenos Aires, na Argentina, de 27 a 31 de outubro.

Por Akontece em 26/10/2023 às 21:12:58

A estudante Maria Vitória Tzotzakis de Oliveira, matriculada no 2° ano do curso Técnico em Informática para a Internet Integrado ao Ensino Médio no Campus Campos Belos, partiu hoje para uma missão mais que especial: compor a delegação brasileira no Parlamento Jovem do MERCOSUL (PJM), em Buenos Aires, Argentina. O evento ocorrerá de 27 a 31 de outubro. Ao todo serão 10 estudantes de Institutos Federais, selecionados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.

Dos representantes brasileiros, dois estudantes são de Goiás. Maria Vitória é a representante do Instituto Federal Goiano. Maria Vitória participa de um projeto de Extensão denominado "Educação tecnológica para um futuro sustentável, inovação e economia de água na produção alimentar", cujo objetivo é construir uma horta alimentar com emprego de tecnologias para irrigação automatizada com o uso de arduínos, em parceria com a Escola Municipal Niedja de Souza Machado e sob orientação do Prof. Luiz Paulo Santos.

Para participar do PJM, a estudante elaborou uma proposta de criação de uma plataforma on-line dedicada à participação juvenil no MERCOSUL. A plataforma seria um espaço virtual onde estudantes de todos os países membros do MERCOSUL podem se encontrar, trocar ideias e participar de discussões sobre temas relacionados à cidadania, democracia, direitos humanos, cultura da paz e meio ambiente. Seriam realizados fóruns e debates on-line moderados por especialistas e líderes juvenis, onde os estudantes poderiam expressar suas opiniões, aprender com os outros e debater soluções para desafios regionais e globais. A plataforma também ofereceria recursos educacionais, como cursos on-line sobre cidadania ativa, sustentabilidade e resolução de conflitos. Os estudantes teriam a oportunidade de propor projetos colaborativos que promovam valores como a cultura da paz e o cuidado com o meio ambiente, com financiamento dos países membros e suporte técnico disponíveis através da plataforma. Ela também serviria como um canal de comunicação contínua entre os jovens do MERCOSUL, fortalecendo os laços regionais e incentivando a participação ativa na construção de um futuro mais justo e sustentável.

Hoje, pela manhã, Maria Vitória foi recepcionada no Ministério da Educação e se juntou aos demais estudantes. Todos participaram de um encontro com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marque Ferreira, com o Reitor do IF Goiano, Prof. Elias de Pádua Monteiro e também com o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano Prof. Gilson Dourado. O embarque para a Argentina ocorre na próxima sexta, 27.

O Parlamento Jovem do MERCOSUL

o Parlamento Jovem do MERCOSUL oferece espaços para os jovens trocarem, dialogarem e debaterem questões que têm um impacto direto em suas vidas presentes e futuras. Neste sentido, a iniciativa representa um ambiente favorável para eles - primeiro em seus países, depois com seus pares regionais - para compartilhar suas visões e ideias sobre que tipo de escola secundária eles querem, enquanto refletem sobre valores como a participação cidadã, o respeito à democracia e aos direitos humanos, a consciência social, a cultura da paz e o cuidado com o meio ambiente.

O Parlamento Jovem do MERCOSUL é organizado em conjunto pela Organização dos Estados Americanos (OEA), os Ministérios de Educação dos respectivos países e o próprio Parlamento do MERCOSUL.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos - Campus Campos Belos

Comunicar erro

Comentários

Destaque Politica