Nesta segunda-feira, 11, foi realizada a 2ª edição do projeto "Quem lê voa sem asas".
O evento ocorreu na Câmara Municipal de Arraias (TO), sudeste do estado, em parceria entre a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria da Educação (Seduc), com o intuito de promover o desenvolvimento intelectual e cultural dos custodiados.
As atividades desenvolvidas durante a execução do projeto surgiram da premissa de que a leitura é uma das chaves do saber, apontando o caminho do conhecimento e das possibilidades.
Também proporcionou aos custodiados a redução de parte da pena pela leitura, um direito garantido pela Lei de Execução Penal (LEP).
Produção
O projeto resultou em 10 obras, incluindo livros individuais e uma coletânea de poemas. Dentre os temas abordados os autores criaram os seguintes títulos:
"Como voltar para casa", "Sofrer com ousadia acelera o meu crescimento", "Para quem tem fé nunca terá fim", "O diário de um viciado, "Histórias e poesias", "Aprendizado e objetivo", "Poemas", "Fé", "O crime não compensa", "Pesadelo de domingo no presídio", "Amor de mãe, Família, e Noites – Escuras".
Um dos custodiados, autor de uma das obras, falou sobre a importância do projeto e como a ação faz com que se sintam importantes.
Ele destacou a relevância da oportunidade de mostrar os livros produzidos, expressando seu desejo de mudança e expectativas para o futuro.
Para o chefe da Unidade Penal de Arraias, Myller Bispo, a unidade vem se destacando através da educação e do trabalho, com diversos projetos voltados para a reinserção de pessoas preparadas para voltar à sociedade.
"Com o apoio dos Sistemas de Justiça, têm sido possíveis ações mais ousadas como essa, que de fato aproximam o sistema penal da sociedade," concluiu.
A cerimônia de lançamento contou com presenças de autoridades como a Corregedora Adjunta da Seciju, Léia Correia; o Juiz de Direito da Comarca de Arraias, Márcio Ricardo Ferreira; o Prefeito Hermam Gomes; o Subcomandante Major Paulo Cesar; a Diretora da Universidade Federal do Tocantins, Adriana Demite Stephani; o Professor Sérgio Jacinto; o representante da Superintendência Regional de Educação de Arraias, Professor Jancenio Azevedo; a Representante da Gerência de Reintegração, Rita de Cássia; a representante do Poder Legislativo, Vereadora Hérlia Cristina Carvalho; e a Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade (EJA PPL), Irany Paiva, o Secretário de Cultura, jornalista e poeta José Sebastião Pinheiro.
Com texto do governo do TO