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'Carro voador': veja projetos de eVTOLs que podem ganhar os céus nos próximos anos

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Aeronaves que lembram helicópteros têm recebido investimentos de várias empresas. Empresa da Embraer investe na criação de um eVTOL, e as companhias aéreas Azul e Gol encomendaram veículos de outras empresas. Conceito do eVTOL da Eve, subsidiária da Embraer

Divulgação/Eve

Um novo tipo de aeronave tem recebido investimentos de várias empresas e poderá se tornar comum em grandes cidades nos próximos anos: é o chamado eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical).

Os eVTOLs, também chamados de "carros voadores" e "drones de passageiros", deverão ser usados em viagens rápidas dentro de uma cidade ou entre cidades vizinhas. A ideia é que eles possam ser alternativas para fugir do trânsito nas ruas.

Essas aeronaves lembram helicópteros, mas fazem menos barulho e usam mais hélices para voar. Além disso, como não usam querosene de aviação, elas permitem reduzir a emissão de gases poluentes.

No Brasil, a Embraer é uma das empresas que trabalha na criação de um eVTOL, por meio de sua subsidiária Eve. As companhias aéreas Azul e Gol também fizeram encomendas por unidades fabricadas por outras empresas. Veja abaixo alguns projetos de "carros voadores" em andamento.

Joby Aviation

???? Capacidade: 4 passageiros + 1 piloto

???? Autonomia: 160 quilômetros

????Velocidade máxima: 320 km/h

A Joby Aviation fez em novembro o primeiro voo de um eVTOL em Nova York, nos Estados Unidos. A empresa já produziu uma aeronave para a Força Aérea dos EUA e deve entregar a segunda unidade em 2024, mas os voos comerciais só devem começar em 2025.

Nova York realiza primeiros testes com "carros voadores"

Volocity (Volocopter)

???? Capacidade: 1 passageiro + 1 piloto

???? Autonomia: 35 quilômetros

????Velocidade máxima: 110 km/h

A alemã Volocopter também fez um voo de teste em Nova York com seu modelo Volocity. O objetivo da empresa é ter autorização para realizar voos comerciais já em 2024. Um dos locais planejados é Paris, durante os Jogos Olímpicos.

'Carro voador' que será usado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 faz primeiro voo teste

Lilium Jet (Lilium)

???? Capacidade: 6 passageiros + 1 piloto

???? Autonomia: 250 quilômetros

????Velocidade máxima: 250 km/h

Outra empresa alemã, a Lilium espera que suas aeronaves estejam em operação comercial em 2024. A fabricante também tem um acordo para venda de 220 unidades para a companhia aérea Azul, que planeja usar usá-las a partir de 2025.

Lilium Jet

Reprodução/Lilium

Eve (Embraer)

???? Capacidade: 4 passageiros + 1 piloto (ou 6 passageiros em voos sem piloto)

Subsidiária da Embraer, a Eve não revela qual deverá ser a velocidade máxima e a autonomia de seu eVTOL. A empresa vai fabricar o veículo em Taubaté, no interior de São Paulo, e planeja começar sua operação comercial em 2026.

Embraer e Eve anunciam primeira fábrica de "carro voador"

Gênesis-X1 (Vertical Connect)

???? Capacidade: 2 passageiros

???? Autonomia: 1 hora de voo

???? Velocidade máxima: 130 km/h

A aeronave Gênesis-X1 é fabricado pela brasileira Vertical Connect, que tem escritório em São Paulo. A empresa planeja levar em 2024 o primeiro modelo de seu eVTOL para o Ceará, onde tem uma parceria institucional com o governo estadual.

Modelo de carro voador está em fase de desenvolvimento no Ceará

VX4 (Vertical Aerospace)

???? Capacidade: 4 passageiros + 1 piloto

???? Autonomia: 160 quilômetros

???? Velocidade máxima: 241 km/h

O eVTOL da Vertical Aerospace levantou voo pela primeira vez em 2022, ao ficar a 1,5 m do chão. A empresa recebeu uma encomenda de 250 unidades para a companhia aérea Gol, que planeja usá-la no Brasil a partir de 2025.

'Carro voador' encomendado pela Gol voa pela primeira vez

One (Jetson Aero)

???? Capacidade: 1 passageiros

???? Autonomia: 20 minutos de voo

???? Velocidade máxima: 102 km/h

A empresa sueca Jerson Aero criou uma aeronave bem menor do que a de suas concorrentes, com espaço para só um passageiro. Batizado de One, o modelo é voltado para uso recreativo, ou seja, não será usado em deslocamentos.

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Aska A5

???? Capacidade: 4 passageiros

???? Autonomia: 402 quilômetros

???? Velocidade máxima: 241 km/h

A fabricante do Aska A5 diz que ele tem o tamanho de um carro SUV e é o primeiro capaz de ser usado nas ruas (ao recolher as asas) ou no céu. Previsto para ser entregue em 2026, a aeronave já está em pré-venda para clientes particulares e custará US$ 789 mil (cerca de R$ 3,9 milhões).

'Carro voador' da empresa Aska

Divulgação/Aska

X2 (XPeng AeroHT)

???? Capacidade: 2 passageiros

???? Autonomia: 35 minutos de voo

???? Velocidade máxima: 130 km/h

O X2 tem quatro baterias independentes, o que lhe permite continuar o voo mesmo se uma delas falhar, e é capaz de acionar um paraquedas em caso de emergência. O modelo fez seu primeiro voo público em 2022.

Conheça o X2, 'carro voador' chinês que fez primeiro voo de testes

Supernal (Hyundai)

???? Capacidade: 4 passageiros + 1 piloto

A montadora Hyundai está trabalhando em um eVTOL por meio de sua subsidiária Supernal. A empresa apresentou um protótipo da aeronave e pretende receber a certificação para uso comercial nos Estados Unidos a partir de 2028.

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As diferenças entre helicóptero, eVTOL e avião elétrico

Daniel Ivanaskas/Arte g1

G1

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