G1
Comandado por CEO brasileira, o Bumble foi acusado de ridicularizar mulheres que escolhem não se relacionar sexualmente. Após críticas, a marca anunciou uma doação a organizações de apoio a grupos marginalizados e vítimas de abuso. Conhecido por permitir que apenas as mulheres iniciem a conversa depois do match, o aplicativo de namoro Bumble foi acusado de constranger usuárias em campanha de marketing que incentivava uma vida sexual mais ativa e criticava o celibato (quando uma pessoa escolhe não ter relações sexuais).A empresa, comandada pela brasileira Lidiane Jones, lançou um comercial nos Estados Unidos no qual uma mulher diz aos amigos que vai renunciar ao mundo dos relacionamentos para se tornar uma freira. Já no convento, a jovem se interessa por um jardineiro e desiste da vida religiosa para voltar ao Bumble e tentar a sorte com o rapaz. Além do vídeo, a organização espalhou outdoors em algumas capitais do país que traziam as frases "Um voto de celibato não é a resposta" e "Não desistirás de namorar para virar freira". Outdoor de campanha do Bumble afirma que voto de celibato não é "resposta" para crise nos relacionamenrosReprodução/Twitter (X)LEIA TAMBÉM'Detox de homem': em trend no TikTok, mulheres heterossexuais afirmam estarem desistindo de relacionamentos românticosO que dizem as críticas A decisão de marketing desencadeou uma campanha de retaliação contra a marca nas redes sociais. As usuárias alegam que os anúncios promoviam uma "cultura do sexo casual", com a qual muitas vezes as mulheres não se sentem confortáveis, além de ridicularizar pessoas virgens, assexuais ou que escolhem não manter relações sexuais por algum motivo pessoal ou religioso. "Chocada com o anúncio do @bumble dizendo 'um voto de celibato não é a resposta'. Num mundo que luta pelo respeito e pela autonomia sobre os nossos corpos, é terrível ver uma plataforma de encontros minar as escolhas das mulheres. Este aplicativo não deveria empoderar as mulheres para namorar em seus termos?", escreveu uma usuária no X, antigo Twitter. Outra publicação diz que, ao invés de envergonhar mulheres para que elas voltem a usar o aplicativo, o Bumble deveria fazer anúncios direcionados aos homens que estão na plataforma. A reposta da plataforma Após a repercussão, o Bumble publicou um comunicado oficial em suas redes sociais se desculpando e afirmando que estava em processo de remoção de todos os anúncios da campanha. Além disso, a plataforma disse que fará uma doação para a Linha Direta Nacional de Violência Doméstica do país e outras organizações, como parte de um esforço em apoiar mulheres, grupos marginalizados e vítimas de abuso sexual. Leia o comunicado na íntegra: "Para a nossa amada Comunidade Bumble: Cometemos um erro. Nossos anúncios referenciando o celibato foram uma tentativa de nos aproximar de uma comunidade frustrada com o namoro moderno, e em vez de trazer alegria e humor, fizemos involuntariamente o oposto. Algumas das perspectivas que ouvimos foram: daqueles que compartilharam que o celibato é a única resposta quando os direitos reprodutivos são continuamente restringidos; de outros para quem o celibato é uma escolha, uma que respeitamos; e da comunidade assexual, para quem o celibato pode ter um significado e importância particulares, que não devem ser diminuídos. Também estamos cientes de que para muitos, o celibato pode ter relação com danos ou traumas. Por anos, o Bumble defendeu apaixonadamente as mulheres e as comunidades marginalizadas, e seu direito de exercer plenamente a escolha pessoal. Não cumprimos esses valores com esta campanha e pedimos desculpas pelo dano que causou. Então, aqui está o que estamos fazendo: Estamos removendo esses anúncios de nossa campanha de marketing global. O Bumble fará uma doação para a Linha Direta Nacional de Violência Doméstica, entre outras organizações, como parte de nossos esforços contínuos para apoiar o trabalho que está sendo feito em todo o mundo para apoiar mulheres, comunidades marginalizadas e aqueles impactados por abusos. Também estaremos oferecendo a esses parceiros este espaço de outdoor para exibir um anúncio de sua escolha pelo tempo reservado para nosso outdoor. Por favor, continue se manifestando e nos dizendo como podemos melhorar. Nos preocupamos com você e sempre estaremos aqui para você. Com amor e sincero apreço, Bumble ????"Após críticas, o aplicativo de namoro publicou uma mensagem oficial na qual pede desculpas aos usuáriosReprodução/Instagram @bumble