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CEO da CrowdStrike, Kurtz, confirma que a interrupção não foi um "incidente de segurança ou ataque cibernético". Ele acrescentou que os clientes foram afetados pelo defeito em uma atualização no sistema da empresa. Microsoft Teams é um dos serviços da Microsoft 365Jaap Arriens/NurPhoto/Reuters A Microsoft emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (19) informando que todos seus serviços foram afetados após uma falha no sistema da Azure, plataforma de computação em nuvem. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem. A Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers). O CEO da companhia, George Kurtz, disse que a empresa sofreu uma interrupção nos serviços por conta de uma atualização no sistema. Ele negou que tenha sido um ataque cibernético.O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft principalmente na noite de quinta-feira (18).Reclamações de acesso a aplicativos da MicrosoftReprodução/DowndetectorAté a última atualização desta reportagem, a empresa informou que seguintes serviços já voltaram a operar foram: Microsoft Defender;Microsoft Defender para Endpoint;Microsoft Intune;Microsoft OneNote;OneDrive;SharePoint Online;Windows 365;Viva Engage"Os clientes que continuam tendo problemas devem entrar em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional", informou a Microsoft. Porém, segundo a agência de notícias Reuters, qualquer cliente que ligar para a companhia ouvirá a seguinte mensagem: "obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas". Apagão no mundo O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) disse que uma atualização ou configuração incorreta da empresa de segurança cibernética levou a interrupções tecnológicas internacionais nesta manhã. As companhias aéreas American Airlines, United e Delta -- as principais dos Estados Unidos --por exemplo, precisaram paralisar todos os voos. No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo também tiveram intercorrências nas operações.A CrowdStrike, no entanto, não confirmou se o apagão global desta manhã está relacionado com a falha no sistema da empresa de segurança. Apagão cibernético afeta operação de empresas aéreas, bancos e serviços de saúde pelo mundo