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Trump deve mudar políticas de Biden e impedir desmembramento do Google

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Presidente eleito já expressou ceticismo em relação a uma possível divisão da big tech. Google enfrenta processo nos EUA contra monopólio nas buscas

Reuters

Donald Trump deve reduzir parte das políticas antitruste adotadas durante o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, incluindo a tentativa da gestão anterior de desmembrar o Google, da Alphabet, por causa de seu domínio nas buscas online, afirmam especialistas.

Espera-se que Trump dê continuidade aos processos contra grandes empresas de tecnologia, vários dos quais começaram em seu primeiro mandato, mas seu recente ceticismo em relação a uma possível divisão do Google destaca o poder que ele terá sobre como esses processos serão conduzidos.

"Se você fizer isso, vai destruir a empresa? O que você pode fazer sem quebrá-la é garantir que seja mais justa", disse Trump em um evento em Chicago, em outubro.

Atualmente, o Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) dos EUA está conduzindo dois processos antimonopólio contra o Google -- um sobre buscas na plataforma e outro sobre tecnologia de publicidade, bem como um processo contra a Apple. A Comissão Federal de Comércio dos EUA está processando a Meta e a Amazon.

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O DOJ apresentou uma série de possíveis soluções no caso do processo de busca, incluindo fazer com que o Google se desfaça de partes de seus negócios, como o navegador Chrome, e encerre os acordos que o tornam o mecanismo de busca padrão em dispositivos como o iPhone da Apple.

Mas o julgamento sobre essas correções não ocorrerá até abril de 2025, com uma decisão final saindo provavelmente em agosto. Isso dá a Trump e ao DOJ tempo para mudar de rumo, se assim desejarem, disse William Kovacic, professor de direito da Universidade George Washington.

"Ele certamente está em posição de controlar a disposição do DOJ para a fase de recursos", disse Kovacic, que presidiu a Comissão Federal de Comércio no governo do então presidente George W. Bush.

Trump durante comício em 24 de outubro de 2024

Carlos Barria/Reuters

É provável que Trump também recue em algumas políticas que irritaram negociadores durante o governo Biden, disseram os advogados.

Uma delas é a relutância em fazer acordos com empresas que se fundem, o que antes era comum e permitia que as empresas resolvessem os problemas de concorrência que as agências levantavam sobre os acordos, tomando medidas como a venda de parte do negócio.

A FTC e o DOJ provavelmente descartariam as diretrizes de análise de fusões elaboradas durante o governo Biden, disse Jon Dubrow, sócio do escritório de advocacia McDermott Will & Emery.

"As diretrizes de fusões de 2023 eram muito hostis às fusões e aquisições", disse ele, ecoando uma opinião amplamente difundida em Wall Street.

A proibição da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) sobre a maioria das cláusulas de não concorrência em contratos entre empregador e empregado pode ser mais vulnerável a uma ação judicial movida pela Câmara de Comércio dos EUA, se a FTC votar para não defendê-la.

Cerca de 30 milhões de pessoas, ou 20% dos trabalhadores dos EUA, assinaram cláusulas de não concorrência, de acordo com a FTC. A agência está atualmente apelando de uma decisão judicial que bloqueou a regra.

Mas essas ações para desmantelar o trabalho da presidente da FTC, Lina Khan, dependerão da confirmação de um substituto indicado por Trump para dar à comissão bipartidária de cinco membros uma maioria republicana.

As iniciativas de Khan se concentraram no que ela considerava danos sociais causados pela consolidação corporativa sem controle, atraindo elogios tanto dos democratas quanto de alguns republicanos, incluindo o vice-presidente eleito JD Vance. Mas alguns membros das comunidades empresarial e jurídica criticaram sua abordagem por considerá-la muito agressiva.

No entanto, não se espera que Trump reduza drasticamente a fiscalização antitruste. Um número semelhante de casos de fusões foi apresentado durante seu primeiro mandato e durante os dois primeiros anos do governo Biden, de acordo com uma análise do escritório de advocacia Sheppard Mullin.

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