Com assistência do Governo, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o agricultor Valtermarcio Dias dos Santos, proprietário da Fazenda Cidade Alta, em Ponte Alta do Bom Jesus (TO), comemora a boa colheita de banana e maracujá na sua propriedade, e projeta aumentar produção.
Acompanhado pelo órgão rural por meio do Convênio Oportunidade, fruto de uma parceria firmada com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o produtor conta que melhorou e aumentou a área de plantio de banana para um hectare, e iniciou o cultivo de maracujá, em uma pequena área de 0,2 hectare.
Conforme o produtor, a estimativa de colheita para a banana, desse um hectare, é de 12 toneladas, já a colheita de maracujá, como é uma área ainda pequena e a sua primeira safra, a colheita já lhe rendeu 600 kg da fruta.
"No começo eu fiz um financiamento pelo Pronaf [Programa Nacional da Agricultura familiar], comprei a bomba e montei o sistema de irrigação, e agora a vontade é aumentar o plantio, vamos ver como vai ser daqui para a frente, porque tudo que eu consegui aqui até hoje é com a força de vontade e muito trabalho", relatou.
O produtor também aposta na diversificação de culturas, na produção de hortaliças, quiabo, jiló, e tudo o que produz é vendido na feira livre da cidade e também para os programas sociais Alimenta Brasil (PAB) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
"O Ruraltins me ajuda muito, e aqui a gente faz o que pode", disse.
O extensionista Geraldo Caetano, que acompanha o produtor, destaca o quanto é gratificante ver o sucesso do produtor, e ressalta a importância desse apoio para que o ele aumente ainda mais a sua produção.
"Vejo que dá para gente trabalhar e melhorar bastante a produtividade do senhor Valtermarcio. No cultivo de maracujá, acreditamos que ele possa chegar a pelo menos 10 toneladas, e quanto a banana já melhorou bastante.
Antes a produtividade dele era em torno de três a quatro toneladas por hectare. Este ano nós já conseguimos chegar a 12 toneladas por hectare e podemos melhorar ainda mais", reforçou o técnico.
Convênio Oportunidade
O Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é executado pelo Ruraltins em todas as regiões do Estado, e tem como finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.
No Tocantins, 800 famílias de agricultores, com renda de zero a quatro salários mínimos, estão sendo beneficiadas pela assistência técnica e extensão rural com recursos disponibilizados pelo convênio, viabilizando os atendimentos por meio de oficinas, visitas de campo, bem como a aplicação de instrumentos e coleta de informações sobre as atividades que estão sendo acompanhadas, possibilitando assim a identificação das cadeias produtivas prioritárias nas propriedades.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Dinomar Miranda