A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, recebeu nesta quinta-feira (16/3), a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Silvana Parfieniuk, e o coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Arraias, juiz Eduardo Barbosa Fernandes. Na ocasião, foram discutidas propostas para a melhoria da prestação de serviços no atendimento às demandas processuais e pré-processuais, bem como na prevenção, e tratamento e solução de conflitos.
Ao receber as demandas do Cejusc de Arraias, a presidente do TJTO, que na oportunidade estava acompanhada dos juízes auxiliares da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi e Roniclay Alves de Morais, reconheceu a importância do trabalho do centro judiciário e prometeu estudar a viabilidade de atendimento às demandas apresentadas.
Além de Arraias, o Cejusc da comarca atende também as cidades de Conceição do Tocantins, Combinado e Novo Alegre.
Qual a função dos Cejuscs?
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) são unidades judiciárias coordenadas pelo Nupemec e atuam como centro de paz no Judiciário. Os Cejuscs são responsáveis pela realização de audiências de conciliação e mediação, por intermédio de conciliadores e mediadores, bem como pelo atendimento e orientação ao cidadão, conforme estabelecido no artigo 8º da Resolução N° 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.
Fonte: tjto.jus.br