Yara Galvão**
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, inaugura, na terça-feira (9/8), às 13h, o serviço de hemodiálise na Policlínica de Formosa, na região do Entorno do Distrito Federal. O atendimento aos pacientes começou nesta segunda-feira (8/8), em três turnos diários, com capacidade inicial de acolher 42 pacientes do município e das regiões do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste Goiano.
Inaugurada em março de 2022, a unidade de Formosa passa a ser a quarta Policlínica Estadual a oferecer esse serviço dirigido aos pacientes renais crônicos, que já funciona nos municípios de Posse, Goianésia e Quirinópolis.
A ampliação do rol de atendimentos, com mais essa oferta à população, reforça a importância da regionalização da saúde em Goiás, que tem entre as principais metas o acesso dos moradores à rede de saúde pública nas cinco macrorregiões do Estado.
Segundo o gerente da Atenção Secundária da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Fabrício Pereira Montes, a implantação da hemodiálise trará segurança e conforto para os pacientes, reduzindo os riscos de problemas em decorrência do deslocamento para locais mais distantes. As solicitações dos agendamentos continuam sendo realizadas pelos municípios para o Complexo Regulador Estadual.
Abrangência
A Policlínica Estadual de Formosa é referência para 31 municípios do Estado, com abrangência nas regiões do Entorno do Distrito Federal e Nordeste Goiano.
A unidade é equipada com 26 consultórios, para atendimento em 22 especialidades médicas, como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, neurologia, pediatria, ortopedia, pneumologia e reumatologia. Conta ainda com nove equipes multiprofissionais.
A estrutura dispõe também de 16 salas para realização de exames de imagem, um laboratório e suporte itinerante para realização de tomografia e mamografia.
***Comunicação Setorial
Fonte: OVETOR