Roberto Naborfazan
O município de São João d"Aliança, Portal da Chapada dos Veadeiros, no nordeste goiano, tem se tornado cada vez mais um município bonito e bem estruturado, por meio de uma gestão administrativa que investe na mobilidade urbana adequada, atraindo investidores, realizando sonhos dos moradores e movimentando o crescente turismo local.
Um dos fatores que tem provocado melhorias sociais e econômicas no município é o forte investimento em infraestrutura, principalmente na pavimentação urbana. Desde o início da gestão da prefeita Débora Domingues Carvalhêdo Barros (PL), em 2017, foram feitos aproximadamente 77 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, construídos em toda a cidade, e mais 77 mil metros quadrados feitos de recapeamentos e micros-revestimentos, além de galerias pluviais e meios-fios.
Agora, depois de um concorrido processo licitatório, acompanhado por vereadores e secretários municipais, a prefeita Débora Domingues assinou, na terça-feira, 09 de maio, o contrato com a Construtora Rassi LTDA, empresa vencedora da licitação, para a construção de aproximadamente 50 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica, galerias para captação de águas da chuva, meios-fios e calçadas, no valor total de 7 milhões de reais, que contemplará ruas e avenidas em diversos bairros da cidade. As obras começaram em breve. Veja a relação de ruas abaixo.
Importante ressaltar que, desses 7 milhões de reais que serão investidos, 5 milhões são procedentes da captação de empréstimo, feito pela prefeitura junto ao Banco do Brasil, e os outros 2 milhões de reais são provenientes dos cofres municipais, como contrapartida da prefeitura.
Vale sempre lembrar que esse empréstimo de 5 milhões junto ao Banco do Brasil, feito pela prefeitura, só foi possível devido a austeridade com que Débora Domingues e sua equipe tratam o dinheiro do povo.
Para um município conseguir realizar uma transação nesse valor em uma instituição como o Banco do Brasil, é necessário cumprir uma série de exigências e normas, entre elas, comprovar a capacidade de pagamento e ter todas as certidões atualizadas.
Além disso, a obtenção desse empréstimo foi corroborada pelo fundamental apoio da Câmara de vereadores. A operação foi aprovada por 8 dos nove representantes do legislativo São-Joanense, o que permitiu o poder executivo realizar agora essa grandiosa obra de infraestrutura.
Destaca-se ainda que, a contrapartida de 2 milhões de reais, com dinheiro dos cofres municipais, segundo a prefeita Débora Domingues, "Só foi possível devido a austeridade com que tratamos o dinheiro do povo. Trabalhamos com muito esforço, economizando, cortando gastos e direcionando os recursos com zelo e eficiência. Nesse momento, quando investimos em infraestrutura, realizamos um investimento que reflete em todas as outras áreas da gestão, entre elas a da saúde, educação, turismo e na movimentação da economia".
Zona rural
A atenção as demandas dos moradores não se limitam a zona urbana do município. A equipe de gestão da Débora Domingues atua também para dar melhores condições de trafegabilidade nas rodovias estaduais que cortam o município, através de constantes reivindicações junto a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Goinfra, e na frequente manutenção das estradas vicinais, por meio da secretaria municipal de infraestrutura.
Na quarta-feira, 10 de maio, a prefeita Débora Domingues recebeu os diretores da empresa contratada pela Goinfra que dará seguimento na manutenção da GO 236, no Vale do Paranã.
O maquinário já está sendo direcionados para a região, onde começará o trabalho no Morro do Chapéu.
"No decorrer de nossa gestão, sempre buscamos realizar parcerias que rendem frutos; e quem ganha com isso é a nossa população. Gratidão ao governador Ronaldo Caiado e ao presidente da Goinfra, Lucas Vissoto, pela atenção disponibilizada ao nosso município." Diz Débora Domingues.
OVETOR