O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), sancionou o projeto de Lei de lei 21.944, apreciado e aprovado pela Assembleia Legislativa, que inclui a tradicional Vaquejada de Divinópolis de Goiás no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás.
A lei foi proposta pelo então Deputado Estadual Paulo Trabalho, em 2021 e aprovada na ALEGO em 2ª discussão em 4 de abril deste e sancionada pelo governador no dia 18 de maio de 2023.
"A festa de Vaquejada em Divinópolis de Goiás além de fomentar a economia local, mantém a história e a tradição locais", disse o prefeito Charley Tolentino.
Durante os dias dos eventos, vários empregos temporários são gerados, os hotéis já estão com todas as vagas reservadas, além de casas que são alugadas.
A economia também gira para os barraqueiros que faturam alto, além de bares, vendedores ambulantes, supermercados, restaurantes, posto de combustível e lojas de roupas. Na última edição, mais de 20 mil pessoas participaram do evento, foi um grande sucesso, com segurança e conforto para todos.
Para esse ano a expectativa é que o público seja ainda maior.
Nesta 38ª edição da Vaquejada, a prefeitura não vai ter gastos com shows, o município conseguiu R$1.580.000,00 em emendas destinadas pelos deputados Zé Carapó (1.180.000,00) e Cairo Salim (400.000,00), que serão usados para custear os shows do evento.
A vaquejada de Divinópolis de Goiás teve início em 1983, é uma das festas de vaquejadas mais tradicionais do país.
A cada ano a festa vem crescendo em grandes proporções, com uma ótima estrutura e um parque totalmente remodelado para as disputas de vaquejadas, bailes e shows para o público.
Esse ano, a festa continua crescendo e as atrações principais são: Vitinho Imperador, Eduardo Costa, Vitor Fernandes, Marcinho Sensação, Edy Britto & Samuel e Regis Danese.
O evento é gratuito para todos.
A organização é da Prefeitura Municipal de Divinópolis de Goiás.