Uma das grandes falhas do sistema de educação no Brasil é a falta, nos currículos escolares, da disciplina de educação financeira.
Elaborar um orçamento doméstico; não gastar mais do que ganha; diferenciar o que é gasto fixo, gasto variável; investimento, custeio, poupar, fazer o dinheiro trabalhar a favor.
Isso é papel de uma educação financeira, que muita gente ainda adulta não consegue lidar no seu dia dia.
E o Estado falha ao não ensinar.
Nesta Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), a empresa Sicoob se preocupou com o assunto e está indo às escolas de Campos Belos (GO) para que seus profissionais passem um pouco de conhecimento de educação financeira a estudantes das mais variadas idades.
"O Sicoob sempre contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades e é algo natural ao cooperativismo.
Hoje na cidade de Campos Belos (GO) queremos agradecer o apoio da Escola Jose Pereira da Silva que nos permitiu apresentar sobre o tema: Resiliência Financeira, despertando a importância da inclusão e da educação financeira dos cidadãos para criação de um modelo mental e mudança de postura perante os aspectos comportamentais.
Isso resulta em atitudes adequadas de planejamento, empoderamento e consumo sustentável", disse Layane Moura, gerente em da Sicoob em Campos Belos.
O Sicoob é o maior sistema financeiro cooperativo do país.
É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros.
Ou seja, tem todos os produtos e serviços bancários, mas não é banco. É uma cooperativa financeira, onde os clientes são os donos e por isso os resultados financeiros são divididos entre os cooperados.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Dinomar Miranda