Dos 96 brasileiros que estão na lista de criminosos mais procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol, 7 são de Goiás.
Os nomes dos foragidos foram divulgados na aba "Red Notice" (Aviso vermelho), que é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a buscar pessoas procuradas pela Justiça para extradição.
Ao analisar a ficha e característica dos foragidos, o perfil traçado é de homens, com idade entre 30 e 67 anos, oriundos, em suma maioria, de cidades do interior de Goiás.
Um dos presentes na listagem é o de Wuandenberg Álvares Farias Silva, também conhecido como "Vandin", de 30 anos.
Ele é natural de Aruanã e é suspeito de envolvimento no assassinato do advogado Hans Brasiel, em fevereiro de 2020. Conforme as investigações, o crime teria sido encomendado por Adelúcio Lima de Melo e Wuandemberg.
A suspeita é que a ação tenha sido motivada por uma desavença devido à vítima estar advogando para ex-clientes dos dois suspeitos.
Outro nome apresentado é o do anapolino Emílio Teixeira Campos, de 53 anos. Ele é acusado de participar de um esquema de lavagem de dinheiro adquirido pelo tráfico de drogas.
Segundo a Polícia Federal (PF), em meados de 2012, os suspeitos utilizavam postos de combustível de Araguaína para realizar a prática de transbordo, que consiste na realização de vendas simuladas.
A suspeita é que a operação tenha contado com a participação de ao menos 10 pessoas.
Natural de Uruaçu, Robson Cipriano Silva, de 58, é procurado pela Interpol suspeito de participar de roubo a mão armada, sequestro e cárcere privado.
Renivaldo Figueiredo Lima, de 52 anos, de Campos Belos, é mais um dos nomes que compõem a listagem.
Ele é procurado por estupro/crimes sexuais contra menores. Já o goianiense Rafael Araújo Guimarães, de 33, está sendo acusado por tentativa de homicídio e lesão corporal grave.
Oriundo de Ipameri, Marlon Martins dos Santos, de 43 anos, é suspeito de ter praticado abuso sexual em menores de idade.
Outro goiano que dá a caras na lista é Sebastião Caixeta de Castro (Goiás), de 67, procurado por invasão de residência, assalto e estupro.
Fonte: Diário de Goiás