Durante as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, oficialmente celebrado no dia 02 de julho, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) anunciou o aumento de um terço do efetivo da corporação.
A fala ocorreu na sede do Comando Geral, no Jardim América, em Goiânia, nesta sexta-feira (30). Na ocasião, Caiado anunciou que, além da convocação de 600 aprovados no último concurso, irá intensificar o projeto de expansão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).
No último dia 22, o governo estadual deu início ao Projeto Capilaridade, com a inauguração do primeiro Posto Avançado da corporação, em Trindade. A promessa é de que outros 44 sejam construídos em todo o estado até 2026.
"A construção desses postos vai dar uma rapidez ímpar, com capacidade de chegar às pessoas em situações emergenciais num curto espaço de tempo. É a modernidade, eficiência e resultado do nosso Corpo de Bombeiros Militar chegando na vida de 7 milhões de goianos, nos 246 municípios", ressaltou.
Segundo o comandante-geral do CBMGO, coronel Whashington Luiz, a iniciativa tem colocado Goiás como destaque nacional, recebendo visita dos outros 26 comandantes dos bombeiros no Brasil que vieram a Goiás para conhecer o projeto.
"Todos querem saber o que estamos fazendo aqui, interessados em levar o Capilaridade para o restante do Brasil. Nós estamos fazendo história", celebrou.
De acordo com o Governo, o projeto é inspirado no modelo norte-americano, que reduz o quantitativo de bombeiros na área administrativa e concentra esforços na área operacional, com instalações e equipamentos de última geração.
Na cerimônia militar, os bombeiros que prestaram serviços relevantes ao Estado receberam a Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da corporação, que faz alusão ao patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.
Durante o evento, o governador foi homenageado pelo Comando Geral com uma machadinha, que representa as ações de sucesso da corporação.
UTI aérea
Uma das novidades é a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no avião King Air C90, um modelo apreendido pela Polícia Civil, avaliado em R$ 10 milhões.
"Está sendo feita a instalação da UTI, para atender não só idosos e adultos, como também crianças em situação de alto risco. A aparelhagem na estrutura interna do avião é pressurizada, o que dá condições para as pessoas chegarem nos hospitais e serem corretamente tratadas", comemorou Caiado.
Com a aeronave, os moradores de Goiás poderão ser atendidos em todas as regiões com mais agilidade. "Com o avião King Air, nós diminuímos o tempo de socorro e qualquer goiano hoje, no lugar mais longínquo, vai estar a 50 minutos de qualquer hospital de emergência.", salientou o coronel Whashington Luiz.