Oito militares ficaram feridos nesta terça-feira (16) após um acidente com um blindado antiaéreo Gepard 1A2, no Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO), entorno do Distrito Federal.
Foi apurado que o veículo, utilizado para abater aeronaves, falhou durante um treinamento na manhã de terça e deixou de disparar os tiros.
Militares e um técnico da empresa fabricante do blindado foram realizar a manutenção no veículo quando a munição percutiu, causou uma explosão e feriu os militares.
Oito militares ficaram feridos após um morteiro explodir durante treinamento no Forte Santa Bárbara, em Formosa, no Entorno do Distrito Federal (DF).
Segundo o Comando Militar do Planalto, quatro equipes de resgate prestaram os atendimentos aos feridos.
Os dois atingidos precisaram ser transportados por helicóptero até centros médicos de Formosa e Brasília.
O estado de saúde dos feridos não foi divulgado, mas o comando afirma que ninguém corre risco de morte.
O Exército Brasileiro afirma que mantém contato com os familiares dos militares envolvidos e que um inquérito policial militar será instaurado para apurar o ocorrido.
Outro acidente
Em maio deste ano, um míssil caiu no centro de treinamento durante um exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos.
Segundo o Comando de Artilharia do Exército, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista e atingiu uma plantação.
"Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais.
O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança.