Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Goiás

Cerca de 80% da população de Goiás pode ter tido dengue sem saber


Aproximadamente 80% da população goiana já pode ter tido dengue sem saber, informou o coordenador do grupo específico sobre dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria de Saúde do estado (SES-GO), Murilo do Carmo.

Segundo ele, a subnotificação dos casos da doença acende alerta para a SES-GO. Murilo do Carmo explica que, mesmo com sintomas leves, a dengue pode provocar complicações que levam o paciente a óbito.

A orientação geral da Secretaria de Saúde é que todos que apresentarem quaisquer sintomas da doença, independente da intensidade, devem ir a uma unidade de saúde.

A recomendação vale principalmente para quem possui histórico de doenças crônicas.

"Pessoas que são hipertensas, renais crônicos, diabéticos, que têm doença hematológica. Essas pessoas correm o risco muito grande. Correm risco de contrair dengue, ter um caso grave e acabar vindo a óbito. A gente aconselha essas pessoas que já têm essas doenças crônicas que, quando tiverem esses sintomas clássicos de dengue, essas pessoas precisam, de maneira imediata, procurar a unidade de saúde", resumiu Carmo.

Em entrevista à CBN Goiânia, Murilo do Carmo afirmou que em 2022 houve registros de óbitos por procura tardia no atendimento contra a dengue. Boletim da SES mostra que, neste ano, foram confirmados mais de 47.800 casos da doença e 15 mortes em Goiás. "É necessário entender os riscos da doença", concluiu.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor no corpo e articulações, dores atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A qualquer sinal desses sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde com urgência.

Aedes Aegypti

A SES-GO acende alerta especial para outra doença que também é transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito do Aedes Aegypti. A Zika também preocupa as autoridades devido ao risco de microcefalia nos filhos de grávidas infectadas.

Mesmo que os sintomas da Zika sejam mais leves do que os da dengue, o vírus da doença representa risco para gestantes.

Dados da SES-GO mostram que, desde 2015, foram registrados 70 casos de crianças com microcefalia em decorrência desse vírus. Só neste ano, foram registrados 17 casos de Zika em Goiás, dos quais três foram em gestantes. Nenhum óbito foi registrado.

Do Carmo finaliza dizendo que mulheres grávidas que apresentarem qualquer sintoma do Zika Vírus devem procurar a unidade de saúde mais próxima. "A Secretaria sempre orienta que é necessário fazer o uso de repelente, fazer o uso de roupas claras e compridas para evitar contato com os mosquitos, assim como fazer uma barreira mecânica contra eles", concluiu.

O Ministério da Saúde coloca os seguintes sintomas como os mais característicos do Zika Vírus: febre baixa, dor de cabeça, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Alguns outros sintomas menos frequentes são: inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito. A qualquer sinal desses sintomas, é preciso buscar assistência em uma unidade de saúde mais próxima.

Leia completo no link abaixo:

https://opopular.com.br/cidades/cerca-de-80-da-populac-o-de-goias-pode-ter-tido-dengue-sem-saber-diz-secretaria-de-saude-1.3052201

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!