Instagram e Facebook disponibilizaram informações sobre os desaparecidos para usuários que estão em um raio de 160 km de onde a pessoa foi vista pela última vez Ilustração de uma publicação alertando sobre o desaparecimento de crianças no Brasil
Divulgação/Meta
A Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciaram nesta quarta-feira (30) uma parceria para localizar crianças desaparecidas no Brasil.
Chamado de "Amber Alerts", o serviço está disponível no Ceará, Minas Gerais e no Distrito Federal. Gradualmente, o projeto deve atender em todo território nacional.
Segundo a Meta, o recurso é utilizado em 30 países diferentes e funciona a partir da confirmação do desaparecimento de uma criança por autoridades.
Com base nisso, os alertas aparecem nos feeds do Facebook e do Instagram para pessoas que estão em um raio de 160 km de onde a pessoa foi vista pela última vez. Os avisos devem fornecer fotos e descrição das roupas que foram vistas pela última vez com a pessoa.
"O objetivo é propiciar que muito rapidamente, nas proximidades de onde houve o desaparecimento da criança ou adolescente, haja a circulação quase em tempo real já que as delegacias vão reportar ao Laboratório de Operações Cibernéticas que vai fazer a postagem", explicou o ministro da justiça, Flávio Dino.
Os alertas serão emitidos para os casos de desaparecimento somente para pessoas que tenham menos de 18 anos e que estejam em iminente risco, segundo a avaliação das autoridades.
Dados do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), do Conselho Nacional do Ministério Público, mostram que um terço dos desaparecidos no país corresponde a crianças e adolescentes de até 17 anos, de um total de 93,8 mil desaparecidos.
Leia também
Levantamento revela que 183 pessoas desaparecem a cada 24 horas no Brasil
60 crianças e adolescentes desapareceram em Sergipe em 2023