Moradores de todas as regiões de Goiás devem se preparar para pancadas de chuva ao longo desta semana, com direito a rajadas de vento, raios e até granizo.
As pancadas isoladas já têm afetado o estado na última semana e, com isso, a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabete Alves, explicou ao Portal 6 que a previsão é de que o cenário continue.
O foco vai para a região Centro-Sul, onde há cidades como Goiânia, Anápolis e Goianésia. A profissional apontou que a expectativa para esses locais é de aproximadamente 50 mm de água ao longo dos próximos dias.
De acordo com Elizabete, as precipitações em formato de tempestade devem ocorrer com maior intensidade no Centro-Sul por causa das temperaturas elevadas acompanhadas da umidade, o que cria o cenário perfeito para instabilidade climática.
No entanto, todas as regiões estão suscetíveis às pancadas, embora em menor quantidade. O Norte de Goiás, por exemplo, está previsto para registrar aproximadamente 40 mm acumulados.
"Estamos em um período de transição entre o tempo seco e o tempo úmido, o que cria condições instáveis. Podemos ter chuvas em qualquer lugar esta semana", afirmou.
Calor em Goiás
"Podemos chegar a 39º C durante o dia, e então ter chuvas no final da tarde, noite e até madrugada", finalizou.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
portal6