Interno da Penitenciária Federal em Brasília (DF), Célio Marcelo da Silva, líder da cúpula da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) conhecido como Bin Laden, se formou na instituição com o apoio Divisão de Reabilitação (Direb). A solenidade aconteceu na última terça-feira (10).
Segundo a unidade prisional, os custodiados podem concluir a educação básica, nos níveis fundamental e médio, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É informado, ainda, que a instituição tem garantido a universalização do acesso à educação e que atingiu a graduação no ensino médio de 75% dos internos.
Ao Metrópoles, a diretora da penitenciária, Amanda Teixeira, afirmou que "o momento é simbólico, pois demonstra a capacidade do Sistema Penitenciário Federal de custodiar os principais líderes de organizações criminosas, mantendo a rigidez e os procedimentos [necessários], sem deixar de observar direitos e garantias desses cidadãos".
A formatura de Bin Laden, que tem 254 anos de condenação, contou com professores e pedagogos. O interno foi transferido para a unidade em 2019, apontdo como autor do sequestro de Marina da Silva Souza, mãe do ex-jogador de futebol Robinho, em 2004.
Metropoles