Usuários relatam que desconhecidos oferecem supostas vagas de emprego e chegam fazer ligações para chamar atenção. Números estrangeiros desconhecidos têm entrado em contato com usuários de WhatsApp
Reprodução
São vários os relatos nos últimos dias sobre o recebimento de mensagens de números estrangeiros no WhatsApp. Usuários afirmam que desconhecidos entram em contato e até tentam chamar atenção com ligações no aplicativo.
Os códigos de Discagem Direta Internacional (DDI), que ficam no começo dos números, são diferentes do brasileiro (+55), como os exemplos na foto acima.
E, em vários casos, a abordagem envolve uma suposta vaga de emprego em que seria possível ganhar uma renda considerável trabalhando por pouco tempo.
O contato de números estrangeiros desconhecidos pelo WhatsApp é uma realidade para brasileiros há alguns anos: o g1 já falou sobre isso em 2018. E, por se tratar de números internacionais, é difícil encontrar dados sobre o titular da conta.
O que fazer?
O WhatsApp não tem um recurso de bloquear por antecipação os números desconhecidos. Assim, a melhor saída à disposição é denunciar o número desconhecido para a plataforma. Veja abaixo como fazer:
Na tela da conversa, clique nos três pontinhos (?);
Clique "Mais" e, em seguida em "Denunciar";
Escolha se você quer bloquear o contato e apagar a conversa – esta opção fica ativada por padrão, por isso, considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio;
Selecione "Denunciar";
Informe por que o número está sendo bloqueado, como "conteúdo indesejado" – se você não optar por bloquear o contato, esta tela não será exibida.
Se o conteúdo for grave e incluir questões como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Proteja seus dados
Além de denunciar o número desconhecido, há outras medidas que devem ser tomadas para prevenir que suas informações sejam acessadas por terceiros.
Para isso, acesse as "Configurações" – no Android, é preciso clicar antes nos três pontinhos (?) que aparecem no topo da tela inicial – e, em seguida, selecione "Privacidade". Nesta área, o aplicativo permite:
Controlar quem poderá ver sua foto de perfil – criminosos podem usá-la para se passar por você em outra conta no aplicativo; por isso, a recomendação é mostrar a sua foto apenas para seus contatos;
Limitar quem vê dados como "visto por último", "online" e status – para ter mais proteção, escolha mostrar esses dados somente para seus contatos em cada um;
Definir quem pode te adicionar em grupos – para não cair em grupos de desconhecidos, escolha limitar este recurso para os seus contatos;
Silenciar chamadas de números desconhecidos – elas ainda aparecerão na aba Chamadas e nas notificações.
Mais vídeos sobre segurança digital e tecnologia:
Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger
VÍDEO: Como criar uma senha forte?