A noite da última quarta-feira (4) foi marcada por uma emocionante homenagem na Câmara de Vereadores de Gramado (RS).
O artista fotográfico Adriano Gonçalves foi agraciado com o título de Cidadão Gramadense.
A proposição foi de autoria da bancada do Partido dos Trabalhadores, por meio do vereador Professor Daniel.
Adriano é natural de Brasília (DF) e cresceu na cidade de Aurora do Tocantins (TO).
Na infância foi vendedor de picolé e na adolescência trabalhou como gari. Em 1997, aos 18 anos, retornou para Brasília para servir ao Exército, e ao ser dispensado do serviço militar conheceu a fotografia, arte que mudou a sua vida.
Ele estudou Moda, Arte e Física para chegar aos resultados visuais encontrados no seu trabalho.
Suas fotografias ganharam status de arte quando passou a expor em diversas galerias no Brasil, incluindo as galerias do Metrô de São Paulo, Assembléia Legislativa de Florianópolis, Bienal de Artes de Brasília e também no Le Carrossel Du Louvre em Paris (França).
Conhecido como o "Mago da Luz" por sua técnica realista, seus trabalhos foram publicados nas principais revistas especializadas em fotografias do Brasil e no mundo, entre elas Fotografe Melhor, Revistas Photos e Fox.
Atualmente, Adriano ministras workshops e palestras pelo País. Reside em Gramado há nove anos, e neste período sempre esteve muito envolvido com a política cultural do município, sendo conselheiro das artes visuais do Conselho de Cultura de Gramado.
É criador do projeto Notáveis Mulheres de Gramado onde homenageou mulheres representativas do município nos anos de 2017, 2018 e 2019.
Em maio de 2020, no início da pandemia da Covid-19, Adriano criou a exposição "Anjo", onde retratou os profissionais que atuaram na linha de frente no combate da doença.
Além de Gramado, a exposição esteve presente em três cidades de Santa Catarina, recebendo mais de 2 milhões de visitas na rodoviária Rita Maria, em Florianópolis, e foi amplamente divulgada pelas principais emissoras do Brasil.
Também, neste mês de outubro, a cidade Nagoya no Japão receberá a exposição e Adriano levará o nome de Gramado, e os feitos do seu trabalho profissional e artístico para o mundo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fonte: Dinomar Miranda