Num primeiro momento, será preciso clicar em um ícone na capa do buscador para acessar a ferramenta. Na resposta, robô entrega um pequeno texto e conversa com usuário que quiser se aprofundar. No exemplo dado pela empresa, links passam a ter espaço secundário. O Google liberou para o Brasil um recurso que faz a busca exibir respostas criadas com inteligência artificial (IA). A novidade, chamada de Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, na sigla em inglês), está em fase de testes.
Ela está disponível no Search Labs, um novo meio de acessar recursos do buscador que estão em fase de testes.
Para usar o recurso, é preciso ativar o Search Labs em um novo ícone que passou a ser exibido no topo da busca do Google (veja abaixo). Ele aparece no Chrome para computador a partir desta quarta-feira (8) e chegará ao app do buscador para Android e iOS nas próximas semanas.
Google libera recurso que usa inteligência artificial para resumir resultados da busca
Divulgação/Google
Com a mudança, quando você escrever uma pergunta no Google, ele vai responder com um pequeno texto criado a partir das principais informações e links para se aprofundar.
No exemplo apresentado pela empresa, o texto recebe mais destaque, e os links dos sites aparecem em uma área secundária, como complemento. Os anúncios não sofrem alterações e continuarão no topo da página.
Google libera recurso de IA que resume principais informações sobre a busca
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O que muda na busca
Além de mostrar o resumo baseado em IA, o Google vai exibir no final do texto sugestões de perguntas para complementar a pesquisa. Se você selecionar uma delas, o serviço vai te direcionar para um chat onde será possível conversar com o robô sobre o tópico pesquisado.
O novo recurso também servirá para destacar na busca opiniões que outras pessoas compartilharam em outros sites sobre o assunto pesquisado.
O objetivo da mudança é "facilitar o trabalho da pesquisa", afirmou o vice-presidente de Engenharia para a Busca do Google, Bruno Pôssas. Segundo o executivo, não será mais preciso fazer várias pesquisas em torno do mesmo tema.
"Vamos tirar uma dúvida do tipo 'Como ingressar em um time de futebol feminino?'. Normalmente, você pode dividir essa questão em várias outras, classificar a vasta informação disponível e começar a 'juntar as peças'. Com a IA generativa, a Busca poderá fazer parte desse trabalho para você", explica.
Em comunicado sobre a novidade, o Google disse que tem uma "abordagem responsável e cuidadosa" em suas iniciativas de inteligência artificial generativa. Segundo a empresa, há limitações nos tipos de pesquisa em que o novo recurso será exibido.
Ícone do Search Labs, área de testes para novos recursos da busca do Google
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