O livro "O Ensino do Teatro nos Quilombos: Memórias e identidades Kalunga em cena", das autoras Edymara Diniz Costa e doutora Roberta Kumasaka Matsumoto, será lançado nos dias 15, 16 e 17 de novembro em Cavalcante de Goiás, na Chapada dos Veadeiros – onde estão localizadas grande parte das Comunidades do Quilombo Kalunga, um dos maiores territórios quilombolas do Brasil. O lançamento será em três escolas nos territórios quilombolas (Vão de Almas, Moleque e Engenho II).
A publicação é fruto de projeto contemplado pelo Edital de Demandas Culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC) 23/2017, operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). O livro, além de ser distribuído gratuitamente para professores e alunos da rede municipal e estadual de ensino de Cavalcante Goiás, na versão física e na versão e-book, também está disponível em forma de Ãudio Book na plataforma Spotify. Devido à relevância da obra, é comercializada ainda pela Appris Editora em diversas livrarias renomadas do Brasil e do mundo.
A importância dessa proposta se baseia na Lei 10.639, de 2023, que determina sobre a obrigação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todos os estabelecimentos formais de ensino, públicos e privados. "Assim, entendemos que, a partir das expressões culturais afro-brasileiras, aqui tidas como rituais e festas vividas, associadas às linguagens das artes cênicas, é possível se cumprir, pelo menos em parte, no ensino do teatro o que determina a lei", ressaltaram Edymara Diniz Costa e Roberta Kumasaka Matsumoto.
Além da pedagogia do teatro, a pesquisa baseou-se em Estudos da História Oral e da Antropologia Visual para o levantamento e análise pela e na própria comunidade, como danças, cantigas e relatos de cultura local. A obra apresenta algumas diretrizes de pesquisa que teve como objetivo sistematizar uma metodologia de ensino do teatro visando à apreensão corpórea, à ressignificação de conceitos, ao fortalecimento e à reapropriação da cultura local pelos jovens quilombolas da comunidade Kalunga, do município de Cavalcante Goiás.
As autoras buscam propiciar, por meio das técnicas teatrais, estabelecer relações de aproximação e de distanciamento entre os sujeitos envolvidos e suas performances culturais, incentivando o contato dos jovens com uma nova linguagem, e aproximando-os dos costumes e das tradições de sua comunidade, além da valorização do conhecimento legado pelos mais velhos aos mais novos.
Serviço
Lançamento do livro "O Ensino do Teatro nos Quilombos: Memórias e identidades Kalunga em cena"
16/11/2023 – Escola Maiadinha, no Quilombo Kalunga do Vão do Moleque
17/11/2023 – Escola Joselina Francisco Maia – no Quilombo Kalunga Engenho 2