Fabricante Boom Supersonic vai usar modelo de demonstração XB-1 para projetar futura operação do Overture, que deverá ter o dobro da velocidade das aeronaves atuais. Avião XB-1 (foto) é modelo que será usado em testes antes da fabricação do supersônico Overture
Divulgação/Boom Supersonic
O projeto do avião supersônico Overture prevê o primeiro voo daqui a quatro anos, mas a fabricante Boom Supersonic tem outras metas até lá: a empresa quer fazer ainda este ano um teste com um modelo menor, mas com a mesma capacidade de ultrapassar a velocidade do som.
O experimento será feito com o XB-1, modelo de testes com espaço apenas para o piloto. O avião foi certificado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos e passou por testes no sistema de combustível e no motor.
Ainda não há uma data exata para o voo do XB-1, mas a decolagem deverá ser feita do Porto Espacial e Aéreo de Mojave, na Califórnia. A pista é famosa por ter sido usada no primeiro voo supersônico da história, em 1947.
O desenvolvimento do XB-1 permitiu à Boom Supersonic coletar dados que vão ajudar na produção do Overture, que tem quase três vezes o comprimento do modelo de testes.
"O XB-1 também indicou como nós pensamos em segurança e nos ajudou a construir uma cultura de segurança forte e rigorosa na Boom", diz a empresa.
Por que o voo de teste do XB-1 é importante?
Se o experimento com o XB-1 for bem-sucedido, a Boom Supersonic poderá avançar na fabricação do Overture, o que está previsto para começar em 2025. Já a expectativa para o primeiro voo sem passageiros foi adiada de 2026 para 2027.
Além da operação por companhias aéreas em mais de 600 rotas já planejadas por sua fabricante, o Overture também deverá ser usado para agilizar voos de políticos, militares e médicos.
O Overture poderá ser um sucessor do Concorde, supersônico que voou durante 27 anos até sair de operação em 2003. Mas a nova aeronave não deverá transportar passageiros antes de 2029.
"A tecnologia e os materiais avançaram o suficiente para que possamos construir aviões supersônicos mais rápidos e eficientes enquanto cuidamos do planeta. Além disso, as viagens de negócios e lazer continuaram a crescer, e os viajantes estão dispostos a pagar por velocidade", diz a fabricante.
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Avião supersônico XB-1, modelo de demonstração da fabricante Boom Supersonic
Divulgação/Boom Supersonic
Conceito do avião supersônico Overture
Divulgação/Boom Supersonic
Como será voar no Overture?
O avião Overture deverá ter o dobro da velocidade das aeronaves atuais e alcançar 1.800 km/h quando estiver sobrevoando o mar. Em voos sobre o continente, a aeronave terá desempenho 20% superior, segundo a fabricante.
A duração de um voo de Miami a Londres, que hoje é de cerca de 10 horas, cairia para cerca de 5 horas com o novo modelo.
E a alta velocidade não deverá ser incômoda para quem estiver no avião: a Boom Supersonic diz que, como o Overture ficará acima da maioria das áreas de turbulências, o voo será mais suave do que os das aeronaves convencionais.
Além disso, a empresa afirma que o avião não será tão barulhento para regiões habitadas. Em geral, este tipo de aeronave produz um estrondo quando ultrapassa a velocidade do som por conta da chamada pós-combustão, que não será usada pelo Overture.
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Conheça o Overture, projeto de avião supersônico que pode chegar a 1.800 km/h
A empresa também afirma diz que o seu avião oferecerá uma "experiência de passageiro elevada". A imagem de conceito divulgada pela empresa sugere que haverá bastante espaço entre os assentos e uma tela grande para passageiros assistirem filmes, por exemplo.
Saiba mais sobre o que pode ser o jato supersônico mais veloz do mundo:
???? Velocidade máxima de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h;
? 7.867 km de autonomia;
???? Capacidade para transportar até 80 passageiros;
??? 61 metros de comprimento e 32 metros largura;
???? 130 unidades encomendadas por American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.
O Overture será fabricado a partir de 2025 em uma fábrica que a Boom Supersonic está construindo um aeroporto na Carolina do Norte.
A empresa afirma que o espaço permitirá produzir até 33 unidades do supersônico por ano, mas é possível criar uma segunda linha de produção, que dobraria esta capacidade.
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Conceito do interior do avião supersônico Overture
Divulgação/Boom Supersonic
Conceito do avião supersônico Overture
Divulgação/Boom Supersonic
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