Um bombeiro militar do estado de Goiás evitou uma morte iminente por afogamento e mais três vidas em perigo, na tarde deste domingo (29), no lago que circunda a cidade de São Domingos (GO), nordeste do estado, região de terra ronca.
O caso ocorreu no lindo ponto turísticos da cidade. Quatro desavisados jovens resolveram nadar no lago, a poucos metros da praia principal.
No entanto, em determinado momento, um deles relata ter sofrido uma cãibra numa das pernas e não mais conseguiu mais nadar ou flutuar, e afundou água abaixo.
Desesperados, os outros três amigos foram ao seu encontro, mergulhando e empurrando o amigo para a superfície, numa vã tentativa de mantê-lo vivo.
Já exaustos, os três também começaram a se afogar.
Por sorte, um bombeiro militar, identificado apenas como cabo Rilnei, destacado na cidade de Posse (GO), que é morador da cidade de São Domingos, passava no local naquele exato momento.
Ao avistar o pedido de socorro, não teve dúvidas.
Deixou seu carro no meio da rua, pois não havia nem tempo para estacioná-lo e pulou na água em direção aos quatro adolescentes.
Com técnica e inteligência, lançou-se sobre a vítima que mais apresentava risco, a retirou da água rapidamente e buscou ajuda para ele e os demais.
Já com a vítima na beira do lago, o cabo iniciou os procedimentos de primeiros socorros e permaneceu auxiliando até o transporte da vítima, em estado grave, até ao hospital da cidade.
A ocorrência, que tinha tudo para se tornar uma tragédia, felizmente acabou com todos bem.
Resultado de uma atuação heroica do militar do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Antonio Carlos