O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta terça-feira (21/5) que não há nenhuma discussão sobre o adiamento das eleições para prefeitos no Rio Grande do Sul.
"Não houve nenhum dado estrutural no TRE ou nos juízos eleitorais que impeça a realização das eleições no RS", afirmou Moraes. O presidente do TSE reforçou que o calendário segue mantido e o tribunal tem todas as condições para garantir os pleitos nas cidades do Rio Grande do Sul.
Em uma entrevista, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que seria importante a continuidade das gestões municipais no Estado.
Na segunda-feira (20/5), o governador foi questionado durante o programa Roda Viva sobre a afirmação e se defendeu dizendo que não tinha se posicionado pela mudança de data. Em resposta ele afirmou que o que pensa é, na verdade, ser uma possibilidade discutir o assunto, "mas não agora".
Todos os 5.565 municípios brasileiros devem eleger os prefeitos neste ano. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. Além dos chefes do Executivo Municipal, os eleitores também devem escolher os vereadores de cada cidade.
Fonte: Metropoles