A quinta reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2024, realizada nesta quarta-feira (29/05), no auditório da Escola de Saúde Pública, pactuou a implantação de quatro Centros de Atenção Psicossocial Tipo 1 (Caps 1).
Um deles, em Campos Belos, na região Nordeste 1, oferecerá atendimento de forma regionalizada com o município de Monte Alegre de Goiás; e três nos municípios de Posse, Iaciara e Mambaí, na região Nordeste 2.
Ambas as regiões fazem parte da Macrorregião Nordeste.
"Vale destacar que três desses Caps atenderão a região Nordeste 2, que é a região que não possui nenhum serviço especializado em saúde mental.
Então, comemoramos o compromisso desses gestores municipais em implantar esses serviços para atender a população goiana dessa região", afirmou a gerente de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Nathalia dos Santos Silva.
Ela destaca ainda o apoio institucional do Ministério Público do Estado de Goiás e da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) no alcance desses resultados.
A presidente do Consellho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems), Patrícia Palmeira de Brito Fleury, destacou a importância da pactuação para a sustentabilidade dos serviços de saúde mental.
"Um município vai ser sede de um CAPS regionalizado e atenderá outros municípios, com garantia de recursos de custeio e contrapartida desses outros municípios que serão atendidos.
Então, a conta de custeio desse Caps será rateada entre todos os municípios que utilizarão o serviço. Isso é muito importante para garantir a sustentabilidade e a qualidade do serviço ofertado, e até a segurança para que os profissionais consigam de fato estabelecer fluxos, protocolos atendendo na integralidade esses pacientes", avaliou.
Na macrorregião Nordeste, a implantação de Caps 1 Microrregional, pautados no modelo de atenção psicossocial à saúde mental, álcool e outras drogas, beneficiará a população da Região de Saúde Nordeste 1, composta por 11 municípios e 94.524 habitantes.
Foi aprovada ainda a pactuação de ajuda de custo referente à contrapartida intermunicipal para o Caps 1 na porcentagem de 70% para Campos Belos e 30% para Monte Alegre de Goiás.
Discussões
A comissão também apresentou e discutiu o Serviço de Teleconsultoria do Telessaúde de Goiás – Núcleo de Telemedicina e Telessaúde de Goiás da Faculdade de Medicina da UFG, o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), a atualização da execução do Plano Estadual de Redução de Filas – GO 2024, o processo de regulação para internações psiquiátricas, a situação epidemiológica das arboviroses em Goiás, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, entre outros assuntos.
Para conhecer a pauta completa da CIB, acesse o documento clicando aqui.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fonte: Dinomar Miranda