No dia 28 de junho, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ganhou novos 977 hectáres de extensão com novas cachoeiras.
O parque goiano é um dos locais mais bonitos do país, símbolo da preservação do cerrado brasileiro e Patrimônio Mundial Natural.
O processo de regularização fundiária envolveu a anexação da Fazenda Mundo Novo, onde estão localizadas as cachoeiras Santana e Borda Infinita.
Para os turistas hospedados na cidade de Cavalcante, os novos atrativos, que ainda não estão abertos ao público, ficam a poucos minutos de viagem. A novidade deve beneficiar a população local com aumento da demanda por hospedagem, alimentação, comércio e serviços.
A chefe do Parque Nacional, Nayara Stacheski, agradeceu o empenho da comunidade e da equipe atual do ICMBio e das gestões anteriores da unidade no esforço para regularização da área.
"Essa não é uma conquista só do ICMBio, é da sociedade como um todo. Se a gente tem uma equipe empenhada, a gente consegue fazer um bom trabalho, com um confiando no outro, e aqui, diante da sociedade civil, apresentamos a certidão de nascimento do acesso à cacheira Santana e outros atrativos. Fico muito feliz em poder anunciar isso, ampliando o acesso ao parque, a gente realiza um sonho."
A área da fazenda foi incorporada ao Parque Nacional em 2017, quando os limites da unidade foram ampliados.
O processo de regularização fundiária iniciou neste mesmo ano e se destacou pela complexidade do processo.
Segundo a Coordenadora de Regularização Fundiária do Instituto Chico Mendes, Eliani Maciel, o processo da fazenda Mundo Novo serve de exemplo para outras situações semelhantes.
"Uma vez que a aquisição foi por um acordo amigável, o pagamento foi em moeda corrente e pelo justo valor de mercado", esclarece.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fonte: Dinomar Miranda