CEO da CrowdStrike, Kurtz, confirma que a interrupção não foi um "incidente de segurança ou ataque cibernético". Ele acrescentou que os clientes foram afetados pelo defeito em uma atualização no sistema da empresa. Microsoft Teams é um dos serviços da Microsoft 365
Jaap Arriens/NurPhoto/Reuters
A Microsoft emitiu um comunicado na manhã desta sexta-feira (19) informando que todos seus serviços foram afetados após uma falha no sistema da Azure, plataforma de computação em nuvem. Os aplicativos Teams, PowerBI e Fabric apresentavam instabilidade até a última atualização desta reportagem.
A Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers). O CEO da companhia, George Kurtz, disse que a empresa sofreu uma interrupção nos serviços por conta de uma atualização no sistema. Ele negou que tenha sido um ataque cibernético.
O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontou que reclamações foram registradas em aplicativos da Microsoft principalmente na noite de quinta-feira (18).
Reclamações de acesso a aplicativos da Microsoft
Reprodução/Downdetector
Até a última atualização desta reportagem, a empresa informou que seguintes serviços já voltaram a operar foram:
Microsoft Defender;
Microsoft Defender para Endpoint;
Microsoft Intune;
Microsoft OneNote;
OneDrive;
SharePoint Online;
Windows 365;
Viva Engage
"Os clientes que continuam tendo problemas devem entrar em contato com a CrowdStrike para obter assistência adicional", informou a Microsoft.
Porém, segundo a agência de notícias Reuters, qualquer cliente que ligar para a companhia ouvirá a seguinte mensagem: "obrigado por entrar em contato com o suporte da Crowdstrike. Estamos cientes dos relatos de falhas".
Apagão no mundo
O Escritório Federal Suíço de Segurança Cibernética (BACS) disse que uma atualização ou configuração incorreta da empresa de segurança cibernética levou a interrupções tecnológicas internacionais nesta manhã.
As companhias aéreas American Airlines, United e Delta -- as principais dos Estados Unidos --por exemplo, precisaram paralisar todos os voos. No Brasil, usuários reclamam que apps de bancos estão fora do ar. Bolsas de valores em todo o mundo também tiveram intercorrências nas operações.
A CrowdStrike, no entanto, não confirmou se o apagão global desta manhã está relacionado com a falha no sistema da empresa de segurança.
Apagão cibernético afeta operação de empresas aéreas, bancos e serviços de saúde pelo mundo