O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, formalizou a aposentadoria voluntária do desembargador Leobino Valente Chaves ao assinar o Decreto Judiciário nº 4050/2024. O documento foi disponibilizado no Diário da Justiça na sexta-feira (20) e sua publicação oficial ocorrerá na próxima segunda-feira (23).
Com uma trajetória de quase 46 anos de dedicação à magistratura, Leobino Valente Chaves reforçou seu compromisso com a justiça. "Sempre exerci minha função com amor e responsabilidade, colocando o jurisdicionado e a instituição à frente de interesses pessoais. Presidi o TJGO em dois períodos e sou grato aos colegas magistrados e servidores que me acompanharam ao longo de minha carreira, tornando possível a realização de um trabalho sério e comprometido", afirmou o magistrado.
Ao comentar sobre sua trajetória, o desembargador expressou satisfação pessoal pelo dever cumprido. "Ao olhar para minha jornada, sinto-me em paz, consciente de que combati o bom combate. Chego ao final dessa etapa aos 75 anos, grato a Deus por poder desfrutar agora de mais tempo com minha família", disse Leobino Valente Chaves.
Natural de São Domingos, região nordeste de Goiás, Leobino Valente Chaves iniciou sua carreira na magistratura em 6 de março de 1979, após se formar em Direito pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC Goiás. Seu primeiro cargo foi como juiz adjunto em Anápolis, tendo sido promovido, posteriormente, para atuar em Arraias. Ele passou por diversas comarcas, como Piracanjuba e Porto Nacional, onde exerceu a função de Diretor do Foro. Em 1991, foi promovido a 2º Juiz de Direito da 1ª Vara Cível de Goiânia.
No TJGO, foi escolhido desembargador em 1º de março de 2001, por sorteio de merecimento. Ao longo de sua trajetória, atuou em diversas Câmaras Cíveis, comissões e integrou o Conselho Superior da Magistratura e o Órgão Especial da Corte. Presidiu o Tribunal em duas ocasiões: de março de 2012 a fevereiro de 2013 e no biênio 2015/2017, quando foi eleito por seus pares.
Além disso, Leobino Valente Chaves teve atuação destacada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), onde também exerceu a função de membro.
Fonte: Rota Jurídica