A bola rolou no confronto entre Senegal e Holanda, nesta segunda-feira (21), às 13 horas (de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha, no Catar, com arbitragem goiana.
A Holanda bateu os africanos por 2 a 0.
Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, natural de Teresina de Goiás, no nordeste goiano, fez sua estreia como árbitro principal em uma partida de Mundial e foi auxiliado pelo goiano Bruno Pires, de 37 anos, e pelo paranaense Bruno Boschilia.
Nesta segunda, Wilton Pereira Sampaio teve um raro jogo com poucos cartões: três, todos amarelos, sendo dois nos acréscimos No Brasileirão deste ano, a média dele foi de exatamente cinco por partida. Isso apesar de o número de faltas de Holanda x Senegal, 26, ter sido maior do que a média de faltas nos jogos dele do Brasileiro: 25,8.
Sampaio não teve nenhuma decisão questionada e foi elogiado pela boa atuação.
Os goianos foram a segunda equipe brasileira de arbitragem a atuar no Catar. Mais cedo, no jogo entre Inglaterra e Irã, o paulista Raphael Claus teve como assistentes Rodrigo Figueiredo, do Rio, e Danilo Simon, de São Paulo, no estádio Internacional Khalifa.
Wilton Pereira Sampaio tem experiência em uma Copa do Mundo, mas apenas como árbitro de vídeo. Quando a tecnologia foi utilizada pela primeira vez em um Mundial, o goiano era um dos profissionais a implantá-la, na Rússia, em 2018.
Mais de quatro anos depois, ele volta ao evento e será o primeiro goiano a ser árbitro principal em uma Copa.
..
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Dinomar Miranda