Fora da Copa do Mundo, o Brasil viu o árbitro Wilton Pereira Sampaio ter trabalho na vitória da França sobre a Inglaterra por 2 a 1 que classificou os Bleus e eliminou o English Team nas quartas de final. Torcedores contestaram as decisões dele principalmente em lances capitais.
O árbitro é conterrâneo, goiano da cidade de Teresina de Goiás, nordeste do estado, região da Chapada dos Veadeiros.
Este foi o quarto jogo dele no Catar e como a Seleção Brasileira foi eliminada ele pode seguir apitando semifinal, final ou disputa do 3º lugar. A partir de agora a FIFA vai analisar se ele continua ou não no Catar.
A primeira polêmica aconteceu no lance que originou o gol de abertura do placar.
Em disputa perto da bandeirinha de escanteio, Saka tentou driblar Upamecano mas foi atingido na perna direita.
O dono do apito mandou seguir e o zagueiro partiu em direção ao campo ofensivo, até que o sistema defensivo da Inglaterra se recompôs, mas não conseguiu interceptar a troca de passes que terminou com chute de Tchouaméni e bola na rede.
Ainda na etapa inicial, Upamecano voltou a ser protagonista quando acertou por trás a panturrilha direita de Harry Kane na lateral da grande área. A impressão é de que a falta foi perto da linha, mas tanto o camisa 9 quanto outros jogadores e torcedores reclamaram bastante, em vão, visto que nada foi marcado.
O árbitro goiano foi certeiro e estava bem posicionado quando Tchouaméni derrubou Saka no bico da grande área e Kane converteu deslocando Lloris.
A equipe de vídeo capitaneada pelo colombiano Nicolás Gallo acionou Wilton Pereira Sampaio no segundo tempo, a primeira intervenção do VAR na fase final da Copa do Mundo.
Quando o placar estava 2 a 1, o lateral-esquerdo Theo Hernández usou o braço para deslocar Mason Mount, atingido nas costas.
Wilton interpretou como contato de jogo, mas quando foi chamado reviu o lance na cabine e apontou para a marca da cal. Desta vez Kane mandou por cima do gol e o 2 a 1 persistiu até o apito final.
4 cartões amarelos
0 cartões vermelhos
24 faltas
3 impedimentos
2 pênaltis marcados
A França cometeu mais faltas (14 contra 10). Dos quatro cartões amarelos, três foram para franceses (Dembéle, Griezmann e Theo Hernández). Maguire foi o único inglês advertido.
Quem é Wilton Pereira Sampaio?
Árbitro brasileiro, cotado como um dos melhores da competição, apitou seu quarto jogo da Copa do Mundo 2022
A comissão de arbitragem da Fifa avalia a participação do árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio como muito boa na competição.
Além disso, o juiz goiano foi classificado entre os oito melhores pela entidade após apitar dois jogos da fase de grupos e um das oitavas de final.
Wilton fez sua estreia em Copas do Mundo logo no segundo dia da atual edição, ao ser o homem do apito na vitória da Holanda sobre Senegal por 2 a 0, na primeira rodada da fase de grupos.
Sua atuação foi elogiada nesta partida, sendo necessária a aplicação de apenas três cartões amarelos.
O segundo jogo foi mais complicado: a Polônia venceu a Arábia Saudita, também por 2 a 0, na segunda rodada da fase de grupos. O jogo foi tenso e exigiu muito mais do juiz, que aplicou cinco cartões amarelos.
Mata-mata
No mata-mata, Wilton Pereira Sampaio foi o responsável pelo confronto das oitavas de final entre Holanda e Estados Unidos. Além disso, os dois assistentes brasileiros Bruno Boschilia e Bruno Pires acompanharam Wilton na partida.
Agora, como a Seleção Brasileira foi eliminada pela Croácia nos pênaltis, sua presença na semifinal ou final, é provável que aconteça. Isso porque a comissão de arbitragem prefere não ter profissionais dos países envolvidos nas semifinais.
O árbitro é uma figura bastante conhecida no Brasil, especialmente pelos torcedores dos clubes da Série A do Brasileirão, que é o campeonato que ele mais trabalhou, somando 227 partidas até antes da Copa do Mundo.
Conhecido por ser um árbitro legalista, ou seja, aquele que segue a lei ao pé da letra, Wilton sempre foi considerado um juiz bastante rigoroso com contatos no campo de jogo.
Por isso, recebeu certa fama de ser um profissional que "prende" bastante a partida, marcando faltas que muitos acreditam ser apenas contatos naturais de jogo, as famosas "faltinhas".
De uns tempos para cá, talvez até como antecipação à Copa do Mundo, a postura do goiano parece ter mudado um pouco.
Comentaristas de arbitragem ressaltam o quanto ele tem deixado o jogo correr mais, sem paralisar a partida por qualquer tipo de contato.
Nos últimos anos, Sampaio vem ganhando importância no cenário nacional e internacional.
A Copa do Mundo vem para coroar atuações em torneios como Brasileirão (227 jogos), Copa do Brasil (26 jogos), Copa Sul-Americana (16 jogos), Libertadores da América (34 jogos), além de Copa América (3 jogos), Eliminatórias da Copa do Mundo (12 jogos) e Mundial de Clubes (1 jogo).
Ele já apitou partidas das quatro divisões do futebol brasileiro e diversos campeonatos estaduais. Curiosamente ele trabalhou em três partidas da Copa das Nações Árabes, em 2021.
Portanto, Wilton Pereira tem bagagem de todos os níveis de futebol disputados, em diferentes países e até continentes.
Com informações dos sites 90 minutos e apuração e pesquisa do site Goal