Os Bombeiros realizam buscas de Guilherme Fernandes de Almeida, um idoso de 74 anos de Cavalcante, que desapareceu há alguns dias. Na quarta-feira (28), o Mais Goiás noticiou que, conforme o prefeito Vilmar Kalunga (PSB), cerca de mil famílias estavam isoladas e um homem havia desaparecido por causa das fortes chuvas. Ele, contudo, não tinha dado detalhes.
De acordo com a corporação, o desaparecimento ocorreu em 22 de dezembro. "Porém, só fomos acionados ontem [quarta], e as buscas continuam", revelou.
Filho do idoso, Edinaldo Fernandes disse ao Jornal O Popular que o sobrinho estava com Gulherme quand o homem saiu de casa. Ele teria tentado atravessar o rio montado em um burro e caiu na água.
O idoso, que vive na comunidade Kalunga, diz que alguns objetos do pai foram encontrados em uma região conhecida como "Beira do Prata". A suspeita é que ele tenha caído com o animal e se afogado. O burro foi encontrado em um pasto próximo.
Ilhadas
Mais de mil famílias estão isoladas ou em risco de isolamento em Cavalcante, segundo o prefeito. Ele afirma que povoados diversos e comunidades quilombolas ficaram ilhados após pontes e estradas de acesso se romperem ou ficarem em estado de acesso complicado. São eles: Vão do Moleque, Vão das Almas, Assentamento Rio Bonito, Região do Tatu (São Domingos), Capela do Rio Preto. O município de Teresina de Goiás também passa pelo mesmo problema.
Vilmar explica que a situação já tem alguns dias, mas agravou de domingo (25) para cá, com alagamentos de estradas e rompimentos de pontes. De acordo com ele, a ponte que dá acesso ao Assentamento Rio Bonito está danificada e com riscos de queda. As estruturas que levam ao Vão do Moleque e a região do Vão das Almas também estão intransponíveis.
"Essas mil famílias estão isoladas ou praticamente intransitáveis", declarou. "A prefeitura já se organiza para montar cestas básicas, mas o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) já destinou mais de 200. Os Bombeiros estão auxiliando." O município também providencia canoas e canoeiros, além de coletes salva-vidas.
maisgoias