Com foco na reintegração social por meio do trabalho do preso, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) atuou na revitalização da Escola Estadual Silva Dourado, localizada no município de Arraias.
A ação foi realizada por meio da mão de custodiados da Unidade Penal no Município, que promoveram a correção, limpeza e pintura do pátio do estabelecimento de ensino.
A revitalização ocorreu entre os dias 26 e 31 de janeiro e contou com o trabalho de cinco pessoas privadas de liberdade, que já atuavam na área ou participaram de cursos de capacitação em pedreiro. O objetivo é estruturar ainda mais a Escola, que também fornece ensino para a própria Unidade Penal.
O chefe da Unidade Penal de Arraias, Miller Bispo, ressalta a importância de ações como essa para benefício da comunidade e dos custodiados.
"Nosso intuito é proporcionar um ambiente melhor a todos que frequentam a escola, bem como contribuir para a reinserção dos custodiados junto à sociedade.
Silva Dourado é a escola matriz, que fornece educação em nossa Unidade, e foi disso que surgiu essa parceria", explicou.
Aprendizado colocado em prática
Entre os presos que atuaram na ação está o custodiado P.H.R.B, de 28 anos, que já participou de curso profissionalizante de pedreiro dentro da própria Unidade e agora está tendo a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos.
"Participo desse serviço logo após a oportunidade que ganhei para fazer um curso de pedreiro e acho muito gratificante, porque posso remir a minha pena trabalhando em órgãos públicos e estou aprendendo profissões como pedreiro e pintor.
Assim o tempo passa mais rápido, ocupo minha mente e isso me ajuda a ressocializar, estou aprendendo e tendo oportunidades", relatou.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fonte: Dinomar Miranda