A prefeita de Crixás do Tocantins, Ana Flávia Alves Silveira Monteiro, mais conhecida como Ana do Leitoa, sofreu agressões físicas, psicológicas e verbais neste sábado (2/9), durante a a cavalgada no município. A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) pediu uma apuração rigorosa e responsabilização do agressor.
O episódio ocorreu após o esposo da prefeita notar que uma criança de um ano estava em pé, sobre o teto de um carro, com risco eminente de queda. Ao falar com os responsáveis pelo menor, o pai da criança não teria gostado da abordagem do esposo da prefeita. Por isso, o casal decidiu partir para cima da prefeita, quando essa estava no banheiro do evento.
Segundo a ATM, o casal tentou invadir o banheiro, mas foi contido por populares. Ao sair do local, a prefeita se deparou com a movimentação. "Xingamentos, intimidações e um chute nas costas . Estou abalada e ferida fisicamente e emocionalmente diante deste episódio", disse a gestora, que deve registrar Boletim de Ocorrência nesta terça-feira (5).
Populares chegaram a conter o agressor que, após a festa, ainda proferiu mais xingamentos e ameaças contra a gestora na porta de sua residência, momento em que foi feita a prisão em flagrante do agressor. Porém, o mesmo foi solto pelas autoridades policiais.
A ATM pediu apuração rigorosa e responsabilização do agressor. "Ligamos para o Comandante da PM e manifestamos nosso total repúdio a essa situação, ao passo que pedimos as autoridades policiais uma apuração célere e rigorosa, bem como a responsabilização do agressor por esse ato criminoso, que feriu a dignidade da prefeita", disse o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges.
Outros casos
Essa não é a primeira vez que prefeitos são agredidos fisicamente no Tocantins. Em agosto de 2022, o prefeito de Chapada da Natividade, Élio Dionísio, foi agredido por dois homens e em plena luz do dia, na Avenida Juscelino Kubistchek, em Palmas. Em julho de 2022, o prefeito de Taipas do Tocantins, Silvio Romério, chegou a ficar refém por criminosos dentro de sua própria residência.
"Não iremos aceitar mais que agentes políticos sejam desrespeitados, ameaçados e agredidos. Estamos pedindo oficialmente às autoridades policiais que situações como essa sejam fortemente apuradas, e que os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei", disse Diogo Borges.
A ATM deve protocolar ofício à Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira, 04, no qual pedirá apuração rigorosa e responsabilização do agressor da prefeita de Crixás do Tocantins.
Fonte: af noticias